FICHAMENTO
CURSO DE PORTUGUÊS – INGLÊS
VIVIAN OLIVEIRA DAMBROSKI
QUE GRAMÁTICA ESTUDAR NA ESCOLA?–MOURA NEVES, Maria Helena de
A Natureza da disciplina gramática – Visão histórica
GRAMÁTICA, “mecanismo geral que organiza as línguas” até a idéia de gramática como disciplina. GRAMÁTICA, da língua pode fornecer nos modelos:
Modelo Normativo puro: a gramática como o conjunto de regras que o usuário deve aprender para falar e escrever corretamente a língua;
Modelo Descritivo ou Expositivo: a gramática como conjunto que descreve os fatos de uma dada língua;
Modelo Estruturalista: a gramática como descrição das formas e estruturas de uma língua no modelo gerativo, a gramática como o sistema de regras que o falante aciona intuitivamente ao falar ou entender sua língua.
Disciplina gramatical: Gramática Ocidental: Techne Grammatiké, de Dionísio o Trácio. A gramática tradicional é simplistamente chamada de gramática normativa sendo um equívoco. Este equivoco se dá a maneira como a gramática é vista e quais as regras impostas.
O deôntico – deve ser, é necessariamente desprendido dos “exemplos”; Taxonomia oferecida é, no fundo, paradigma, e isso em dois sentidos. A Gramática é uma disciplina que, pelas próprias condições em que surgiu aparece com finalidades praticas.
Segundo Maria Helena Moura Neves, numa sistematização de base nocional, assentada sobre o fundamento da lógica, que se vê a consideração da linguagem preparar-se para ser abstraída da filosofia, trabalho que levará à constituição da gramática, disciplina que nascerá normativa.
Neves diz que na gramática é visível uma atitude nova, que se configura especialmente pela apresentação de paradigmas isolados dos textos lingüísticos, especialmente um quadro exaustivo das “partes do discurso”, elas são entidades lingüísticas observáveis por si, isto é, como classes de palavras, e por isso mesmo organizadas em conjunção com um sistema de flexões.