Fichamento
IACS- Instituto de Artes e Comunicação Social. Rua prof. Lara vilela, 126 são domingos-niterói- RJ CEP 2410-590. Departamento: gco@vm.uff.br
“ [...] Trata-se de uma violação dos direitos autorais de outrem. Isso tem implicações cíveis e penais. E o “desconhecimento da lei” não serve de desculpa, pois a lei é publica e explicita.” (p.1)
“Engana-se quem pensa que só faz plágio quem copia palavra por palavra. [...] “ Segundo o professor Lécio Ramos, citado por Garschagem (2006), podemos listar pelo menos 3 tipos de plágio: Plágio integral o “engano”, quem copia palavra por palavra sem citar o autor.
Plágio parcial [...] formado por copias de parágrafos e frases de autores diversos, sem mencionar suas obras. Plágio conceitual a utilização da ideia do autor escrevendo de outra forma, porém, novamente, sem citar a fonte original. ” (p.3)
“Código Civil art. 524 “a lei assegura ao proprietário o direito de usar, gozar e dispor de seus bens, e de reavê-los do poder de quem quer que, injustamente, os possua ”.
“Código Penal crime contra o direito autoral, previstos nos artigos 7,22,24,33,101 a 186 (direitos do autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 (falsidade ideológica).” (p.3) O Autor lesado pelo plágio pode entrar na justiça com ação indenizatória. As penalidades variam de multas até a reclusão (podendo chegar a 5 anos). ” (p.3)
...............................................................................................................................................................................................................................
“Então, qual é a forma correta de colocar estas ideias nos textos acadêmicos? “ Basta escrever com suas próprias palavras de modo a explicar todas as citações, apresentar as fontes no próprio texto [...]” (p.7).
“O autor tem direito sobre o que cria, [...] De acordo com o Ministério da Cultura (MinC) a propriedade intelectual “ lida com os direitos de propriedade