Fichamento
TIPOS DE CONHECIMENTO
“A qualidade de conhecer diferencia os humanos dos outros seres. E mais: não apenas podemos conhecer, mas podemos fazê-lo de várias formas. Somos dotados de capacidades tais como imaginação, racionalidade, sensibilidade, intuição que nos permitem construir conhecimentos distintos acerca de um mesmo fato ou fenômeno.” (pag. 1)
“O conhecimento, em suas diversas perspectivas, é um produto da consciência humana. Como “sujeitos do conhecimento” podemos elaborar conceitos, idéias, significados, juízos, teorias acerca dos objetos, dos fatos, da realidade. Também podemos voltar nossa consciência sobre nós mesmos, nos colocando como objeto de conhecimento. “Conhece-te a ti mesmo” já dizia a mensagem do santuário dedicado ao deus Apolo, na cidade grega de Delfos. Como ser reflexivo, o sujeito tem conhecimento das coisas, de si e do próprio conhecimento.” (pag. 2)
“Ao longo de nossas vidas, estamos permanentemente criando conhecimento, usando conhecimento e nos posicionando diante do conhecimento. Nossa relação com o conhecimento se dá nesses três níveis distintos. Cada um deles demanda um esforço específico.” (pag. 2)
“O primeiro deles é de que o conhecimento é histórico, dinâmico, processual. Um vir a ser, que se transforma, que nunca se completa. É no curso de sua existência histórica, que os seres humanos produzem conhecimento.” (pag. 2)
[...] “Dessa forma, alguns tipos de conhecimento são mais valorizados socialmente do que outros. Por exemplo, nas sociedades ocidentais contemporâneas, o onhecimento científico é aquele que está investido de maior “poder simbólico”. “Em outros contextos podemos identificar a religião ou o conhecimento mítico como aqueles mais valorizados.” [...] (pag. 2)
“É importante também lembrar que, assim como os tipos de conhecimento são históricos, também é histórico o conhecimento acerca do conhecimento. Ou seja, as forma de conceber os tipos de conhecimento também são variadas e se transformam