fichamento
Um fichamento sempre começa com a palavra “fichamento” no alto e no centro. Logo abaixo, colocamos a referência bibliográfica do texto trabalhado. Em seguida, temos duas colunas. Na coluna da esquerda, o espaço é reservado para o esquema do texto e para as citações, ao passo que a da direita serve para fazermos observações.
Para cada parágrafo que lemos e sublinhamos, colocamos no fichamento, com as nossas palavras, uma informação relativa a ele. Podemos fazer isso utilizando a forma de tópicos. Você pode adotar o padrão de um tópico para cada parágrafo. É claro que nem todo texto permite que façamos dessa maneira. Em alguns casos, podemos fazer isso considerando partes do texto ou um conjunto de parágrafos, desde que não nos esqueçamos de registrar nenhuma informação importante. Além disso, após escrevermos a idéia central de cada parágrafo, selecionamos o trecho mais importante e o copiamos logo abaixo do tópico. Mas, atente para o seguinte: qualquer trecho copiado do texto deve ser colocado entre aspas, com a indicação da página em que se encontra.
RESUMO: três perguntas básicas: (1) a primeira sobre o tema do texto; (2) a segunda sobre a tese, ou teses, defendida(s) pelo autor; (3) e a terceira sobre a maneira como o autor tentou nos convencer de suas idéias. apresentarmos na seguinte seqüência: (1) o texto e o autor; (2) o tema; (3) as teses; (4) os vários argumentos na seqüência em que eles apareceram no texto. sugerimos que o tamanho de um resumo nunca ultrapasse 25% do tamanho do texto original o estudante pode, no resumo, copiar trechos do texto que considere fundamentais.
RESENHA: É preciso anotar: os argumentos mais interessantes do autor; os argumentos que não ficaram bem explicados; e as novidades que o autor sugere. Também é preciso identificar: as idéias que foram tomadas de outros estudiosos; o estilo da redação; o modo como o autor conduziu o texto; o tipo de linguagem utilizada; as explicações que pareceram inconsistentes