Reles de Proteção
Disciplina de Proteção de Sistemas Elétricos
Professor Alexandre Oliveira
Proteção de Sistemas Elétricos
Funções “21” e “67” dos Relés de Proteção;
Funções nos Reles SEL e SIEMENS;
Atividades praticas laboratoriais de testes em relés;
Engenharia Elétrica – Noturno.
Nome
RA
Bruno Kinoshita
511985
Leandro Passarelli
514430
Lindomar F. Lima
512973
Rafael Diego Gaspar
513045
Thales Guilherme Rollo
512069
1. OBJETIVO
Descrever as funções “21” e “67” dos Relés de Proteção; descrever as funções nos Reles SEL e SIEMENS, descrever as atividades no laboratório, com fotos dos equipamentos envolvidos" as atividades no laboratório, com fotos dos equipamentos envolvidos.
2. INTRODUÇÃO
Os relés de proteção são dispositivos compactos que são conectados ao SEP e possuem características de projeto e funcionamento interessadas na detecção de condições anormais de operação que excedam limites pré-determinados, e na inicialização de ações corretivas que possibilitem o retorno do SEP a seu estado normal. Tais equipamentos, sejam analógicos e ou digitais, são responsáveis pela análise das grandezas elétricas associadas à rede elétrica e pela lógica necessária à tomada de decisão pelo sistema de proteção, caso algum distúrbio seja encontrado.
Embora a principal função do relé seja mitigar os efeitos dos curtos-circuitos e de outras condições anormais de operação, estes exercem uma função importante na determinação do tipo de distúrbio que está ocorrendo no sistema, como a sua localização, possibilitando uma análise mais ampla do problema e suas possíveis soluções.
Entretanto, o sistema de proteção não é composto apenas pelo relé, mas por um conjunto de subsistemas integrados que interagem entre si com o objetivo de produzir a melhor atuação sobre o sistema, ou seja, isolar a área defeituosa sem que esta comprometa o restante do SEP.