Fichamento
O artigo traz como foco de discussão a construção da identidade profissional de alunos do curso de Psicologia do quinto ano junto a pacientes que foram submetidas à mastectomia, trazendo a possibilidade de conhecimento de novas formas de intervenção, na tentativa de surgir profissionais menos estereotipados, preocupados com a realidade e a integralidade do paciente.
Citações principais do texto:
“... o Brasil classifica-se entre os países com maior incidência de câncer de mama em todo o mundo. Os dados epidemiológicos que estão disponíveis atualmente permitem considerar o câncer como um problema de saúde pública no Brasil.” (Pág.06)
“... com o avanço do diagnóstico precoce do câncer de mama[...] a necessidade da mastectomia deixou de ser um imperativo, podendo ser retirada apenas a área afetada, proporcionando à mulher a preservação de um órgão de grande importância para a sua feminilidade.” (Pág. 07)
“... para que os profissionais de saúde possam lidar com essa problemática, é preciso que haja, além do entendimento da dimensão psicológica, uma compreensão sócio-antropológica do contexto e da situação social em que se encontra o sujeito da doença.” (Pág. 07)
“Quando o psicólogo passa a trabalhar no campo da saúde, especificamente nas instituições públicas, ele se depara com uma clientela e com um tipo de demanda que difere substancialmente da que ele atende na clínica privada.” (Pág.09)
“O estagiário de Psicologia se vê diante de problemas que extrapolam o domínio clínico, referentes às condições de vida da população[...] não é raro o psicólogo receber uma justificativa de falta ao atendimento por questões como acesso a transporte, à