Fichamento
Ao filho de Piero De Medici. * As pessoas como forma de agradar o Príncipe, lhe o ofereciam o que tinham de mais precioso, desta forma Maquiavel ofereceu ao príncipe Lorenzo2, uma carta que revolucionou sua forma de agir .
Não encontrando nada em sua propriedade que ele denomina digno de um presente ao príncipe, Maquiavel considerou sua carta o melhor presente, pois, segundo ele não teria presente melhor que o conhecimento a faculdade de entender em muito pouco tempo o que ele levou muitos anos para aprender, escreveu em linguagem acessível para que realmente ouves se entendimento da parte do príncipe. Deixou bem claro que não quis ser presunçoso ao discutir citar regras para sua conduta. “Para conhecer bem a natureza do povo é preciso ser Príncipe, e para conhecer melhor a natureza do príncipe é preciso ser do povo.” Capitulo1 Os Vários tipos de Estados, e como são instituídos. * Todos os estados que já existiram ou que ainda existem ou são republicas ou principados. Quando são principados ou são hereditários, ou os governantes já estão na mesma linhagem por muitos anos. Os súditos dos domínios ou eles já estavam juntos ao Príncipe anterior, ou eram de estados livres , e eram ingressados nas forças armadas do Príncipe, quando não viviam pela força do seu próprio valor ou sorte .
Capitulo 2
As Monarquias hereditárias * Em analise Maquiavel conclui que a dificuldade de se manter Estados herdados onde os súditos são habituados com a mesma linhagem o risco de perder seu reinado é muito menor do que se estivesse surgindo uma nova monarquia, basta evitar infringir seus costumes tradicionais e saber se adaptar a situações imprevistas. De modo que o Príncipe tem que ser o mais querido entre os súditos, e não ter defeitos que o torne odiado.
Capitulo 3
As monarquias mistas * Os homens trocam de governantes com uma facilidade muito grande, visando uma melhoria e levantam as armas contra os atuais, e não enxergam que