Fichamento
Severino, Antonio Joaquim.
São Paulo.
Cortez, 2007.
1.3.1 Do compromisso da Universidade com a construção do conhecimento.
O conhecimento é o referencial diferenciador do agir humano em relação ao agir de outras espécies. O conhecimento é a grande estratégia da espécie.
O autor destaca que o ser humano age e se expressa conforme seu conhecimento, e que através dele somos diferenciados de outras espécies.
O conhecimento é, pois, elemento específico fundamental na construção do destino da humanidade. Daí sua relevância e a importância da educação, uma vez que sua legitimidade nasce exatamente de seu vinculo intimo com o seu conhecimento.
Diz que o conhecimento é exclusivo e fundamental pra a sociedade, e que para uma boa educação precisamos ter conhecimento. E que a educação adquirimos através do conhecimento.
A pesquisa é coextensiva a todo o tecido da instituição universitária: ai ela se desenvolve capilarmente.
A pesquisa é precisa e deve ser desenvolvida em toda universidade para um bom desenvolvimento de ensino.
Por outro lado, não poderá deixar de colocar os meios necessários em termos e condições objetivas e de infraestrutura técnica, física e financeira que possa atingir esse fim. Na verdade, cabe-lhe delinear uma política de pesquisa no âmbito da qual passam a ser elaborados e desenvolvidos planos, programas e projetos de pesquisa. Para fazer uma boa pesquisa é necessário ter condições favoráveis para desenvolvê-la. E também elaborar formas e meios para ver o que é preciso, para atender assim os objetivos interessados na pesquisa.
De modo especial, a identificação dos problemas que regam respeito a comunidade próxima, de modo que os resultados das investigações possam se traduzir em contribuições para a mesma, o que vai se realizar através das atividades de extensão.
Através das pesquisas devemos investigar os problemas que envolvem as comunidades e depois das investigações destacar os