Fichamento - O surgimento da sociologia
Martins, Carlos Benedito. O que é Sociologia. 38ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção Primeiros Passos)
“A evolução do pensamento científico passa a descobrir uma nova área do conhecimento ainda não incorporada ao saber científico, o mundo social”.
“O surgimento da sociologia ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista”.
“A dupla revolução que este século (XVIII) testemunha – a industrial e a francesa – constituía os dois lados de um mesmo processo, a instalação definitiva da sociedade capitalista. A palavra sociologia apareceria somente um século depois, por volta de 1830, mas são os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução que a precipitam e a tornam possível”.
“A transformação da atividade artesanal em manufatureira e, por ultimo, em atividade fabril, desencadeou uma maciça emigração do campo para a cidade”.
“As consequências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos d epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população, etc.”. “Um dos fatos de maior importância relacionados com a revolução industrial é sem dúvida o aparecimento do proletariado e o papel histórico que ele desempenharia na sociedade capitalista”.
“As manifestações de revolta dos trabalhadores atravessaram diversas fases, como a destruição das maquinas, atos de sabotagem e explosão de algumas oficinas, roubos e crimes, evoluindo para a criação de associações livres, formação de sindicatos, etc.”.
“Os precursores da sociologia foram recrutados entre militantes políticos, entre indivíduos que participavam e se envolviam profundamente com os problemas de suas sociedades.”
“A