FICHAMENTO O QUE SOCIOLOGIA
- Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. [...] uma nova área do conhecimento ainda não incorporada ao saber científico, ou seja, o mundo social. [...] (p. 5)
- O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. [...] representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso. (p. 5)
- O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. [...] A dupla revolução que este século testemunha - a industrial e a francesa - constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista. A palavra sociologia apareceria somente um século depois, [...], mas são os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução que a precipitam e a tornam possível. (p. 5)
- [...] A formação de uma sociedade que se industrializava e urbanizava em ritmo crescente implicava a reordenação da sociedade rural, a destruição da servidão, o desmantelamento da família patricial etc. [...] (p. 6)
- Qual a importância desses acontecimentos para a sociologia? O que merece ser salientado é que a profundidade das transformações em curso colocava a sociedade num plano de análise, ou seja, esta passava a se constituir em "problema", em "objeto" que deveria ser investigado. (p. 7)
- A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. [...] É a formação de uma estrutura social muito específica - a sociedade capitalista – que impulsiona uma reflexão sobre a sociedade, sobre suas transformações, suas crises, seus antagonismos de