Fichamento o manifesto comunista
KARL MAX
“PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES UNI-VOS!”
I - BURGUESES E PROLETÁRIOS
A História sempre foi assim - LUTA DE CLASSES - OPRESSOR E OPRIMIDO. Nas primeiras épocas históricas, em toda parte existia a divisão da sociedade em classes distintas. De um lado temos a burguesia moderna surgida das ruínas da sociedade feudal que trouxe novas condições de opressão. É uma classe oposta ao proletariado, que desempenhou na história um papel eminentemente revolucionário. Só podendo existir na condição de revolucionar, incessantemente; os instrumentos de produção, relações de produção e automaticamente todas as relações sociais. Pelo mercado, a burguesia se expande. A grande indústria moderna suplantou a manufatura e surgem os milionários da industria – OS BURGUESES MODERNOS.
Novas necessidades surgem com a indústria, ocasionando intercâmbio entre nações, objetivando suprir tais necessidades com produtos diversos – materiais e intelectuais.
No campo intelectual, o intercâmbio traz inúmeras literaturas nacionais e locais, nascendo a LITERATURA UNIVERSAL – com seus produtos, seus meios de produção, sua influência e seus preços baixos. A imposição do seu modo de viver, por parte da Burguesia, às nações, subordinando o campo à cidade, ou seja, os Camponeses aos Burgueses. Passado tempo, as forças produtivas da Burguesia tornaram-se poderosas demais, gerando muitas crises. Estabeleceu-se a livre concorrência – supremacia econômica e política da Burguesia.
O Proletariado se volta contra a Burguesia, o qual serviu de armas para ela contra o Feudalismo. O Capital e a Burguesia se desenvolveram e com eles, o Proletariado que nada mais é, do que uma mercadoria da sociedade, pois está sujeita às influências da industrialização. Emprego de novas máquinas – redução do custo de operário – simples manutenção – diminuição de salário.
Todas as classes da população têm componentes que se tornam parte do Proletariado. Estes componentes