Fichamento: O culto e o Embelezamento do Corpo
Fichamento
______________________________________________________________________
VAZ, Alexandre. Treino, culto e embelezamento do corpo: um estudo em academias de ginástica e musculação. Campinas, volume 26, p. 135-152, setembro 2004.
______________________________________________________________________
136 “No universo das academias, o culto do corpo engendra uma busca incansável trilhada por meio de uma árdua rotina de exercícios, através dos quais pretende-se superar os próprios limites em nome de contornos corporais concebidos como ideais”.
136 “É nesse sentido que as práticas corporais como a musculação e as mais diversas modalidades de ginástica passam por um processo de esportivização”.
136 “As academias são espaços formais de educação e culto do corpo, distantes entre si aproximadamente três quilômetros e frequentadas, como é comum nesses ambientes, por integrantes das camadas médias” (Velho, 1986; Sabino, 2000).
137 “O treinamento esportivo é um conjunto teórico-prático de discursos e estratégias que tem como principal objetivo promover a melhoria do rendimento físico por meio de exercícios planificados”. Os esportes para atletas de elite “visam altos rendimentos individuais num processo de treinamento prolongado”, exigindo “uma grande disponibilidade de tempo e esforço a fim de se atingir o objetivo predeterminado” (Weineck, 1999, p.18, 36).
137-138 “Além disso, é possível perceber certos aspectos mais sutis nos depoimentos e na própria dinâmica do espaço que vêm conformar este quadro de “esportivização” e “treinabilidade”: o medo de falhar ou de estar abaixo do rendimento ideal, a ideia de que a dedicação deve ser completa, levando a mudanças na organização da vida cotidiana de uma forma geral, sacrifícios em nome daquilo que já é chamado de “treino” pelas pessoas “comuns”, utilização de equipamentos voltados para atletas, bem como a popularização de