Fichamento - a tecnologia móvel e os potenciais da comunicação na educação.
Entre os potenciais das tecnologias atuando sobre a informação, destacam-se os recursos interativos e colaborativos que permitem novas experiências no consumo de informação que, por sua vez, direta ou indiretamente, influenciam no consumo de produtos e serviços. Em relação à produção de novas experiências, destacam-se, entre outras, as mídias móveis, como notebooks, celulares, tocadores de MP3/MP4, iPads, iPods, palmtops e e-book readers, como o Kindle, que permitem maior flexibilidade no processo de comunicação devido às características de mobilidade, interatividade e portabilidade.
Além do processo comunicacional, as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) transformam relações culturais e modelos socioeconô-micos, relativizando fronteiras de espaço, tempo e de acesso às mídias digitais.
Neste sentido, vivenciamos um novo modelo econômico, denominado Iconomia por Schwartz (2008): economia da informação audiovisual, caracterizada pela criação de riqueza e geração de empregos, renda e investimentos baseados em suportes digitais audiovisuais. “No pensamento iconômico, ganha relevância o ’fazer saber’ frente ao ’saber fazer’, o ’how to know’ mais que o ’know-how’” (SCHWARTZ, 2008, p.3).
Desse modo, Fleury, Dahmer e Schwartz (2006, p. 3-4), tratam da emancipação digital que, além do acesso, expande-se à apropriação dos meios de conhecimento, como softwares, hardwares e conhecimento, para o controle dos processos produtivos de conteúdo digital.
Neste sentido, o modelo comunicacional altera-se e o receptor passa a ser interativo, ou seja, aquele que antes