Fichamento: A Guerra Civil Americana - B. Moore Jr.
Fichamento do texto da aula 7. Guerra Civil
MOORE JÚNIOR, B. A guerra civil americana: a última revolução capitalista. IN: As origens sociais da ditadura e da democracia: senhores e camponeses na construção do mundo moderno
1. Plantação e fábrica: conflito inevitável?
O autor compara a Revolução Americana [que imagino que seja a Guerra de Independência] e a Guerra Civil [Guerra de Secessão] a Revolução Puritana e Francesa durante o texto inteiro, pois alega que as que ocorreram nos EUA foram marcos também na historia mais especificamente do país em questão. Mas ressalta estruturas políticas e sociais bem diferentes entre EUA e Inglaterra. Para ele esses movimentos foram “um marco que dividiu violentamente as épocas agrária e industrial da história americana” (p.142)
Chega à conclusão de que “a Guerra Civil Americana foi a última ofensiva revolucionária daquilo que podemos legitimamente chamar a democracia capitalista urbana ou burguesa” (p. 142) A escravatura não foi o grilhão para o desenvolvimento do capitalismo industrial , no entanto ajudou a promovê-lo.
O principal efeito desses movimentos foi o de promover a unificação dos estados e a separação da Inglaterra.
Há motivo para a luta entre o Norte e o Sul? Era necessário existir “circunstancias especiais para impedir um acordo entre uma sociedade agrária baseada em mão-de-obra escrava e um crescente capitalismo industrial” (p.145)
2. Três formas de desenvolvimento capitalista americano
“Por volta de 1860, o EUA possuíam 3 formas totalmente diferentes de sociedade em diferentes partes do país: o Sul, com a cultura do algodão; o Oeste, terra de agricultores livres; e o Nordeste, em rápido processo de industrialização”.(p.146) Em que o comércio de algodão no Sul foi o principal fator do crescimento da economia americana, e da industria no país.
Aponta que a escravatura não estava em vias de desapareces, pois era economicamente vantajosa e que certamente só