Fichamento a Dinâmica do Capitalismo, Braudel
O livro de Braudel primordialmente trata-se do capitalismo sobre a vida material (atitudes quotidianas, banalidades que ninguém dedica nenhuma atenção, entres outras exemplificações). O que o leva a discorrer muito sobre o capitalismo, afirmando que não há o capitalismo antes da Revolução Industrial e sim o capital muito antes desse período de revolução, que o capitalismo necessita de uma hierarquia, entre outras coisas.
O capitalismo trata-se também de uma maneira de ser!
Discorre sobre vida material, economia de mercado, registro inferior, registro superior, economia mundial e economia mundo. Sempre apresentando diversos exemplos práticos de vários lugares ao redor do mundo.
O objetivo principal de Braudel é saber o que mudou e distinguiu a vida europeia para essa virar capitalista.
Braudel analisa aspectos da história não analisados por outros livros (o que os homens comem, bebem e vestem?). Perguntas que ele assume exigir uma viagem de descobrimento afundo. Sendo assim, outro de seus objetivos principais é a exploração.
Pode-se dizer a respeito da conclusão do objeto de Braudel que comparando a economia europeia com a economia do resto do mundo, esta deve seu desenvolvimento a superioridade de seus instrumentos e instituições: as bolsas e formas de crédito. A economia de mercado expandiu-se e manteve-se ativa sobre a enorme massa da vida material, e foi sobre a economia de mercado que o capitalismo surgiu.
Em toda a obra Braudel compara as mudanças econômicas do Ocidente Europeu com outros lugares do mundo e chega a conclusão apontada acima. Tendo em vista que não somente a Europa alcançou grandes desenvolvimentos econômicos e apontando diversos tipos de comércios.