Modelo de pesquisa
Recursos Humanos: Essa área da organização deve estar ciente da estratégia e da tática a serem executadas pelo marketing.
Recursos financeiros: Os administradores financeiros normalmente procuram cortar gastos e respeitar a previsão de despesas.
Produção: A área de produção ou operações é responsável pela confecção dos produtos.
Localização: O aspecto geográfico pode ser um grande diferencial para os consumidores. Pesquisa e desenvolvimento: A política de pesquisa e desenvolvimento de uma empresa é de que define se ela vai liderar as ações no ambiente de concorrência ou simplesmente seguir o comportamento ditado pelos concorrentes. Imagem da companhia: Todas as ações internas da empresa que tenham alguma repercussão externa contribuem para a formação de sua imagem.
Alguns modelos de análise para planejamento estratégico.
A análise do ambiente e de seus componentes é crucial para o sucesso e a longevidade das empresas.
Modelo de Harvard: Consiste na avaliação equilibrada das características ambientais internas (pontos fortes e pontos fracos) e externas (ameaças e oportunidades). Análise de cenários: Em ambientes turbulentos ou com várias possibilidades de desdobramento, a análise do futuro permite uma série de leituras.
Modelo de Porter: A concorrência num determinado setor econômico é definida por Porter (1986) em função da análise de cinco elementos: concorrentes, fornecedores, compradores, entrantes potenciais e substitutos.
Microambiente: A tarefa de admistração de marketing é atrair clientes e relacionar-se com eles, oferecendo-lhes valor e satisfação. No entanto, essa tarefa não pode ser realizada apenas pelos gerentes de marketing. O sucesso deles depende de