FICHAMENTO VIGIAR E PUNIR FOUCOULT
2305 palavras
10 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERNFACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS - FAFIC
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – 1º PERÍODO
Disciplina: Fundamentos de Filosofia – DFI.
Docente: Prof. Ms. Vera Porto -
Discente: Anne Monique Henrique dos Santos /Matrícula 00900387-8. FILOSOFIA/FAFIC 4º p.
FOUCAULT, Michel Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987. 288p.
Os recursos para o bom adestramento –
“O poder disciplinar é, com efeito, um poder que, em vez de se apropriar e de retirar, tem como função maior “adestrar”; ou sem dúvida adestrar para retirar e se apropriar ainda mais e melhor.” (p. 195)
“A disciplina “fabrica” indivíduos; ela é a técnica específica de um poder que toma os indivíduos ao mesmo tempo como objetos e como instrumentos de seu exercício. Não é um poder triunfante que, a partir de seu próprio excesso, pode-se fiar em seu superpoderio; é um poder modesto, desconfiado, que funciona a modo de uma economia calculada, mas permanente.” (p. 195)
“O sucesso do poder disciplinar se deve sem dúvida ao uso de instrumentos simples: o olhar hierárquico, a sanção normalizadora e sua combinação num procedimento que lhe é específico, o exame.” (p. 195)
A vigilância Hierárquica –
“O exercício da disciplina supõe um dispositivo que obrigue pelo jogo do olhar; um aparelho onde as técnicas que permitem ver induzam a efeitos de poder, e onde, em troca, os meios de coerção tornem claramente visíveis aqueles sobre quem se aplicam.” (p. 196)
“Lentamente, no decorrer da época clássica, são construídos esses ‘observatórios’ da multiplicidade humana para as quais a história das ciências guardou tão poucos elogios.” (p. 196)
“Esses “observatórios” têm um modelo quase ideal: o acampamento militar. É a cidade apressada e artificial, que se constrói e remodela quase à vontade; é o ápice de um poder que deve ter ainda mais intensidade, mas também mais discrição, por