Fichamento - VERGARA, Sylvia Constant. Questionário. In: Métodos de coleta de dados no campo. São Paulo: Atlas, 2009.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS SOCIAIS - CCH
FICHAMENTO
Aluna: Hadma Milaneze de Souza
Disciplina: Pesquisa Qualitativa em Educação
Professor: Leandro Garcia Pinho
CAMPOS DOS GOITACAZES, 12 DE AGOSTO DE 2014
FICHAMENTO
Referência:
VERGARA, Sylvia Constant. Questionário. In: Métodos de coleta de dados no campo. São
Paulo: Atlas, 2009.
Palavras-chave:
Questionário, Método, Questões abertas, Questões fechadas, Escalas.
Essência da obra:
A autora, Vergara, inicia o capítulo afirmando que “(...) o questionário é um método de coleta de dados no campo” (p. 37), assim como a entrevista e a observação. Segundo ela o questionário é “(...) composto por uma série ordenada de questões a respeito de variáveis e situações que o pesquisador deseja investigar. Tais questões são apresentadas a um respondente, por escrito, para que ele responda também dessa forma (...)” (p.39).
Os questionários podem ser enviados pelo correio. Nesse caso devem ir acompanhados de um envelope selado com o nome e endereço do pesquisador para facilitar o retorno. Além de uma nota explicando a natureza da pesquisa, entre outros aspectos referentes a ela. Podem também ser enviados por meio eletrônico ou disponibilizados em páginas próprias na Web.
Uma variação dos questionários são os formulários. “Os primeiros são autoadministrados, isto é, o próprio respondente faz as marcações, enquanto nos formulários o respondente dá as respostas oralmente e o pesquisador faz a marcação no papel ou no computador.”(p.40). Segundo a autora esse método é útil quando se quer ouvir um grande número de pessoas; estes estão geograficamente distantes; e o tempo para a coleta de dados é restrito; a presença do pesquisador não é necessária; quando a pesquisador tem clareza sobre a adequação do método de coleta para conseguir as respostas que necessita.
Em geral, os questionários são utilizados em pesquisas com