Fichamento - Universos da Arte, Capitulo IV – Orientações e direções espaciais, p 44 – 54
Capitulo IV – Orientações e direções espaciais, p 44 – 54 .
“ Embora os processos de percepção sejam processos mentais, a forma representa um dado de ordem sensorial a ser diferentemente apreendido. Esse dado não pode ser abstraído, nem substituído por definições ou descrições. Evidentemente, todos nós podemos imaginar formas, mas não há como avalia-las sem que se tornem fatos físicos sensoriais [...]Pois sempre há uma diferença entre aquilo que é imaginado e o fato concreto que se produz quando essa coisa é realizada. “
“Os contornos funcionam como limites. Essa função é importante. Ao mesmo tempo que delimitam e contêmum espaço interno, isolando-o do meio ambiente, determinam sua forma. A noção de fundamental é de que a forma sempre significa organização, ordenação e estrutura . Essa organização pode estar apenas implícita, mas quando percebemos os limites de uma forma, na realidade já estamos percebendo sua estrutura “
“No caso presente, vemos um retângulo vazio (desenho n 6 ) No entanto, o vazio não deve ser confundido com o nada. Apenas a superfície não está ocupada . Ela tem uma estrutura interna e nós a percebemos . “
‘ Pedi ao grupo que tomasse a prestar a atenção no retângulo vertical (desenho n 6), que o observasse bem e que alguém se dispusesse a marcar o centro. Feito isso, várias pessoas reclamaram que estava errado, que a posição do centro tinha ficado alta de mais. Outro voluntário se apresentou e indicou o centro um pouco a baixo do que tinha sido marcado primeiro . Estava certo agora, ou não ? Havia dúvidas [...] O segundo ponto se encontrava ligeiramente acima do meio. Afirmei que, mesmo assim, tanto da segunda vez quanto da primeira, os dois que marcaram o centro, estavam certos . “
“ A horizontal representa para nós uma posição imediatamente associada à ideias de sono, repouso, calma e morte, indicando-nos imobilidade e estabilidade. A vertical de