Fichamento um discurso sobre as ciências
A Obra “Um discurso sobre as ciências” apresenta uma crítica profunda à epistemologia positivista, às ciências físico-naturais, ciências sociais, fundamenta à luz dos debates na física e na matemática, apresenta uma visão epistemologica como um sinal da crise final do paradigma científico dominante e identifica os traços principais de um paradigma emergente que confere às ciências sociais uma nova centralidade na busca de um novo senso comum.
Já a obra "História do Brasil" a intensão é de afastar-se da construção da história do direito fundada na autoridade, continuidade, acumulação, previsibilidade e formalismo de nossa tradição teórica-empírica.Logo, a obra questiona o conhecimento dogmático, buscando uma visão sócio-político da história de caráter crítico-ideológica.
História do Direito no Brasil
Para alcançar niva leitura histórica do fenômeno jurídico enquanto expressão de ideis, práticas normativas e instituições, é necessário apurar a distinção das especificidades inerentes a cada campo científico do que seja História e do que seja Direito, bem como o sentido e a função de uma interpretação que se resveste do viés tradicional ou crítico.
Dessa forma, a história pode ser visualizada como a sucessão temporal dos atos humanos dinamicamente relacionados com a natureza e a sociedade. A história expressa a compleza manifestação da experiência humana interagida no bojo de fatos, acontecimentos e instituições.
Há de se observar que a nova História começou a privilegiar toda a atividade humana, desde os mínimos detalhes, o trival e o cotidiano. se observou também que a nova História não se ocupa mais a narração e acontecimentos, mas das mudanças estruturais, momentos no social e no economico.
Já na história tradicional, a presnção do paradigma tradicional em se ater a uma suposta objetividade dos fatos que nao existe, pois a realidade sempre é visualizada através de representações, preconceitos e estereótipos.
Esta discursão entre