Fichamento Tilly "Coerção, Capital e Estados Europeus 990 -1992" (caps. 1 e 3)
8162 palavras
33 páginas
Capítulo 1: As Cidades e os Estados na História do Mundo(Pág. 45) – “Cerca de 3 800 anos atrás, o governante de uma pequena cidade-estado da Mesopotâmia consquistou todas as outras cidades-estados da região etransformou-as em vassalos de Marduc, o deus da sua cidade. Hamurábi, o soberano da Babilônia, tornou-se o rei supremo da Mesopotâmia. Com a conquista, obteve o direito e a obrigação de estabelecer leis para todos os povos.”
(Pág. 45) – “Apoiado num chamamento divino, Hamurábi podia presunçosamente chamar de ‘maus’ e ‘iníquos’ aqueles que se opunham a seu domínio. Vilipendiando as vítimas, aniquilando os aliados e arrasando as cidades inimigas, ele afirmava que tinha a ampará-lo a justiça divina. Hamurábi estava construindo o poder de sua cidade e fundando um estado; seus deuses e a visão particular de justiça dessas divindades iriam prevalecer.”
(Pág. 46/47) – “Na verdade , durante alguns milênios, os estados em questões foram em sua essência cidades-estado, constituídas muitas vezes por uma capital governada por sacerdotes e cercada por uma adjacente que pagava tributos. No entanto, mais ou menos em 2500 a. C., algumas cidades da Mesopotâmia, entre elas Ur e Lagash, estabeleceram impérios governados por guerreiros e mantidos pela força e pelos tributos; a unificação do sul da Mesopotâmia por Hamurábi aconteceu sete séculos depois que os primeiros impérios se haviam formado na região. Desse momento em diante, a coexistência de estados extensos e cidades numerosas marcou as grandes civilizações, desde a Mesopotâmia, o Egito e a China até a Europa.”
(Pág. 47) – “Nos oito ou dez milênios depois que surgiu o primeiro casal, as cidades e os estados oscilaram entre o amor e o ódio. Conquistadores armados muitas vezes arrasaram cidades e chacinaram os seus habitantes apenas para erguer novas capitais em seu lugar. O povo da cidade resguardou a sua independência e reclamou da interferência do rei nas questões urbanas, mas solicitou a proteção de seu rei contra os