Fichamento Tecnica Roberto Da Matta
DO
RIO DE JANEIRO
FICHAMENTO
Espaço
Casa, rua e outro mundo: o caso do Brasil:
RIO DE JANEIRO, 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL
DO
RIO DE JANEIRO
Fichamento
Espaço
Casa, rua e outro mundo: o caso do Brasil
Disciplina: Folclore Brasileiro.
Alunas: Anna Paula Motta DRE 112.208.699; Fabiana Nogueira DRE 112.203.136 e Ranielli Sardella 112.215.109.
Curso: Licenciatura em Dança.
Profª Laís Bernardes.
RIO DE JANEIRO, 2013
Assunto: Casa, rua e outro mundo: o caso do Brasil. Capitulo Espaço (p27-58).
Para perceber o espaço é necessário situar-se. Em contato com sistemas sociais diferentes, tomamos consciência de diversos modos de orientação espacial. O fato é que tempo e espaço constroem e ao mesmo tempo, são construídos pele sociedade dos homens. Portanto não há sistema social onde não exista uma noção de tempo e outra de espaço. Porém em muitas sociedades os dois conceitos se confundem e operam dentro de uma gradação complexa. Os apinayé como os nuer marcam a duração ou um evento fazendo referencia a um parente mais velho como, por exemplo, “isso aconteceu no tempo do meu avô”.
Tudo indica que não se pode falar de espaço sem falar de tempo – no sistema ocidental, onde o capitalismo passou a ser o sistema econômico dominante com todas as consequências que tempo e espaço se apresentam de modo mais individualizado, tendo medias únicas coordenadas num sistema também oficial e universal de medidas, fazendo parte de uma ideologia igualmente dominante pelo patrão (que compra) e o operário (que vende). Tempo é realmente dinheiro num sistema que acabou por individualizar tudo, tornando hegemônica a sua concepção como uma forma quantificável de “coisa” social ou bem de consumo que, nestas civilizações, pode ser sempre a todo o momento comprado e vendido.
Mas o fato é que o tempo e espaço precisam, para serem concretizados e sentidos como “coisa”, de um sistema de contrastes. No caso dos brasileiros, os dias da semana