Fichamento Socio
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich; Manifesto do Partido Comunista, 2 ed., Lisboa, 1997.
RESUMO DA OBRA
Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818, Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. Friedrich Engels (Barmen, 28 de novembro de 1820 Londres, 5 de agosto de 1895) foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo.
Na obra O Manifesto do Partido Comunista Karl Marx e Friedrich Engels expressam as propostas e propósitos do partido Comunista através de um manifesto do próprio partido onde defendiam a queda da burguesia, a soberania do proletariado, a dissolução da antiga sociedade burguesa e a fundação de uma nova sociedade onde não existiriam classes sociais e nem propriedade privada”.
Capítulo 01 – Burgueses e proletários
A história de toda a sociedade até aqui ** é a história delutas de classes.
[Homem] livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo [Leibeigener], burgueses de corporação [Zunftbürger] *** e oficial, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em constante oposição uns aos outros, travaram uma luta ininterrupta, ora oculta ora aberta, uma luta que de cada vez acabou por uma reconfiguração revolucionária de toda a sociedade ou pelodeclínio comum das classes em luta. (p.29)
“O proletariado passa por diversos estádios de desenvolvimento. A sua luta contra a burguesia começa com a sua existência”.(p. 37)
Este capítulo mostra a formação da sociedade atual relacionando- a às lutas das classes sociais e dividi-as em duas classes: Burgueses e Proletários.
A burguesia era considerada uma classe revolucionária. Durante a história, a burguesia se utilizou de seus próprios meios de comunicação e transporte para ascender e se disseminar por vários países, criando uma nova classe social, o Proletário, que dominado