fichamento formação sócio-hostorica
980 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIROLetícia Silva Ferreira
Fichamento – Sociedade e Cultura
UBERABA
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO – UFTM
Curso: Serviço Social
Período: 2°Período
Disciplina: Formação Sócio-Histórica do Brasil
Professor: Tito Flavio Bellini
Aluna: Letícia Silva Ferreira
Data: 18/03/2015
Referência: RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro. SP: Cia das Letras, 2005. 2ª Ed. I: O Novo Mundo. 2. O Enfrentamento dos Mundos (p.42-63)
FICHAMENTO: O ENFRENTAMENTO DOS MUNDOS
“Os índios perceberam a chegada do europeu como um acontecimento espantoso, só assimilável em sua visão mítica do mundo. Não havia como interpretar seus desígnios, tanto podiam ser ferozes como pacíficos, espoliadores ou dadores.” (RIBEIRO, 2005, p.42)
“Mais tarde, com a destruição das bases da vida social indígena, a negação de todos os seus valores, o despojo, o cativeiro, muitíssimos índios deitavam em suas redes e se deixavam morrer, como só eles têm o poder de fazer.” (RIBEIRO, 2005, p.43)
“Sobre esses índios assombrados com o que lhes sucedia é que caiu a pregação missionária, como um flagelo. Com ela, os índios souberam que era por culpa sua, de sua iniqüidade, de seus pecados, que o bom deus do céu caíra sobre eles, como um cão selvagem, ameaçando lançá‐los para sempre nos infernos.” (RIBEIRO, 2005, p.43)
“Esse foi o primeiro efeito do encontro fatal que aqui se dera. Ao longo as praias brasileiras de 1500, se defrontaram, pasmos de se verem uns aos outros tal qual eram, a selvageria e a civilização.” (RIBEIRO, 2005, p.44)
“Para os que chegavam, o mundo em que entravam era a arena dos seus ganhos, em ouros e glórias, ainda que estas fossem principalmente espirituais, ou parecessem ser, como ocorria com os missionários.” (RIBEIRO, 2005, p.44)
“Para os índios que ali estavam, nus na praia, o mundo era um