Fichamento Revolção Industrial
1172 palavras
5 páginas
FICHAMENTOHobsbawn, Eric. 25º edição, 2010, A Era das Revoluções. 1789-1848. Segundo Capítulo – A Revolução Industrial
I
As repercussões da Revolução Industrial fora da Inglaterra, só se fizeram sentir após a década de 1830. Só a partir da década de 1840 é que o proletariado e o comunismo abriram caminho pelo continente.
“A revolução industrial explodiu”- significa que “a certa altura da década de 1780, e pela primeira vez na história da humanidade, foram retirados os grilhões do poder produtivo das sociedades humanas, que dá em diante se tornaram capazes da multiplicação rápida, constante, e até o presente ilimitada, de homens, mercadorias e serviços... “a partida para o crescimento auto-sustentável”. (p.44) Não foi um episódio com princípio, meio e fim, ainda prossegue.
Ponto de partida – de 1780 a 1800.
Início – Grã-Bretanha.
Motivos:
Um relativa quantidade de proprietários com espírito comercial já quase monopolizava a terra, com atividades agrícolas dirigidas ao mercado;
Portanto, a agricultura já estava preparada para:
Aumentar a produção e a produtividade de modo a alimentar a população não agrícola, com excedente para as cidades e indústrias;
Fornecer um mecanismo para o acúmulo de capital a ser usados nos setores mais modernos da economia.
Construção de uma frota mercante e de facilidades nas atividades portuárias, melhoria nas estradas e na vias navegáveis.
A Grã-Bretanha possuía uma economia bastante forte e um Estado suficientemente agressivo para conquistar os mercados de seus competidores, já que as guerras de 1738-1815 haviam eliminado seus principais competidores, possuindo também um conjuntura econômica que a permitia se lançar à industria algodoeira e à expansão colonial.
II
A indústria algodoeira britânica havia se desenvolvido em consequência do comércio ultramarino, já que a matéria-prima, fustão (mistura de algodão e linho) vinha da Índia, sendo mais barato que a lã, conquistando um pequeno mercado doméstico.
O comércio colonial