Fichamento: Realismo
O realismo possui duas principais características: 1) uma visão pessimista do mundo e consideração definitiva da natureza humana como ruim, 2) O estado é visto como uma caixa preta, na qual o que ocorre dentro do Estado não pode ser considerado analisável nas RI. Enfatiza os ganhos relativos, isto é, quanto o Estado ganha em relação aos demais Estados e os acontecimentos no Sistema Internacional.
O estado é considerado o ator central nas RI e possui duas funções principais: Manter a segurança dos cidadãos em relação as agressões externas e manter a paz dentro de suas fronteiras. O estado age de forma unitária e racional, ou seja, em defesa do interesse nacional. Possui uma dupla realidade: No plano interno, onde possui soberania e autoridade para impor decisões, e no plano externo, onde não possui qualquer autoridade para impor decisões e sua única função é a defesa do interesse nacional.
A anarquia é definida como a ausência de uma autoridade superior. Suas consequências são a sobrevivência como principal objetivo, a segurança como um jogo de soma zero, na qual o Estado só pode atingi-la de acordo com a falta de segurança de outro Estado e a auto-ajuda, onde um estado não pode contar com outro para defender a sua sobrevivência.
O poder que o estado detém gira em torno da sua