fichamento otc
Estudo das Pesquisas Quantitativas e Qualitativas**
A coleta de dados Quantitativos. Pressupõe a organização criteriosa da técnica e a confecção de instrumentos adequados de registros e leitura de dados colhidos em campo. Comportas algumas normas que dependem e se ajustam ao tipo de pesquisa que se empreende. Em geral, dados oriundos de observações e declarações de pessoas capazes de fornecer informações. As pesquisas são caracterizadas pelo tipo de dados coletados:
– Quantitativas: Preveem a mensuração de variáveis preestabelecidas, e explicar sua influência sobre outras variáveis. O pesquisador descreve.
– Qualitativas: Fundamentam-se em dados coligidos nas interações interpessoais. O pesquisador participa.
Os manuais de pesquisa tratam das técnicas que dão suporte às análises qualitativas. As principais técnicas de coletas de informações mensuráveis são:
Observação sistemática ou estruturada;
Questionário fechado ou estruturada;
Entrevista diretiva ou estruturada.
1. Observação direta. A observação estruturada ou sistemática consiste na coleta e registro de eventos observados que foram previamente definidos. Os registros são feitos em uma listagem de comportamentos bem precisos, por meios de sinais gráficos, observando-se diretamente. Pode-se também filmar os acontecimentos e extrair os dados de filmes e vídeos.
2. Questionário. O questionário consiste em um conjunto de questões pré-elaboradas, com o objetivo de suscitar dos informantes respostas por escrito ou verbalmente. Sua execução necessita que:
O pesquisador saiba: as informações que busca, o objetivo da pesquisa e que e como pretende medir ou confirmar suas hipóteses.
O informante compreenda: as questões que lhe são propostas, com termos compatíveis com seu nível de informações.
O questionário contenha: estrutura lógica, seja preciso e coerentemente articulado, linguagens com palavras simples, deve evitar dúvidas ou incompreensões e produzir respostas curtas,