fichamento:os pré-socraticos
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
FICHAMENTO
REFERÊNCIA: A AURORA DA FILOSOFIA: OS PRÉ-SOCRÁTICOS
“Essa transição do mito à razão “significa precisamente que já havia, de um lado, uma lógica do mito e que, de outro lado, na realidade filosofia ainda está incluído o poder do lendário”” (Pag. 67)
“O logos, sendo uma argumentação, pretende convence.r”(Pag. 67)
“O mito tem por finalidade apenas a si mesmo.”(Pag. 67)
“A pólis foi uma nova forma de organização social e política desenvolvida entre os séculos VIII e VI a.C. Nela, eram os cidadãos que dirigiam os destinos da cidade.”(Pag. 69)
“A prática constante da discussão política em praça publica pelos cidadãos fez com que, com o tempo, o raciocínio bem formulado e convincente, se tornasse o modo adotado para se pensar sobre todas as coisas, não só as questões políticas.”(Pag. 70)
“O período pré-socrático abrange o conjunto das reflexões filosóficas desenvolvidas desde Tales de Mileto (623-546 a.C.) até o aparecimento de Sócrates (468-399).” (Pag. 70)
“No vasto mundo grego, a filosofia teve como berço a cidade de Mileto, situada na jônia, litoral ocidental da Ásia Menor.” (Pag. 71)
“Tales costuma ser considerado o primeiro pensador grego “o pai da filosofia”. Na condição de filósofo, buscou a construção do pensamento racional em diversos campos do conhecimento que, hoje, não são considerados especialidades filosóficas.” (Pag. 71)
“Inspirando-se provavelmente em concepções egípcias, acrescidas de suas próprias observações da vida animal e vegetal, concluiu que a água é a substância primordial, a origem única de todas as coisas.” (Pag. 71)
“Tentando uma possível conciliação entre as concepções de Tales e as de Anaximandro, concluiu ser ar o princípio de todas as coisas. Isso porque o ar representa um elemento “invisível e imponderável, quase inobservável e, no entanto, observável: o ar é a própria vida, a força vital,a divindade que