Fichamento - Métodos de investigação em Psicologia Social
Capítulo 2
O Método de observação
Pagina 32 e 33
Caracteristicas: Quando o psicologo social simplesmente observa um comportamento social ou consulta arquivos que contêm informações relevantes ao objeto de seu estudo, diz-se que ele utiliza o método de observação. Ás vezes, em sua atividade de observação, o pesquisador interage diretamente com as pessoas cujo comportamento está sendo observado; outras vezes, a observação é feita fora, isto é, sem que os observados tenham conhecimento de que alguém os observa.
Vantagens: A principal vantagem do método observacional é que o fenômeno social é observado no ambiente natural em que se desenrola. Na observação não-participante, o comportamento observado ocorre livre e espontaneamente, sem qualquer interferência capaz de influenciá-lo. Na observação participante, cabe ao pesquisador justificar sua presença e minimizar sua possível influência sobre o comportamento social que está sendo observado. Outra vantagem do método observacional é que, em certos casos, constitui a única maneira de estudar determinado fenômenos sociais.
Pagina 33
Desvantagens: O método observacional é mais descritivo do que explicativo, ou seja, não permite que se estabeleçam relações de causa e efeito tão claramente quanto nos permitem os métodos experimentais.
O Método Correlacional.
Características: Consiste na obtenção de medidas de duas ou mais variáveis e no estabelecimento (através do método estatístico apropriado) da relação existente entre elas. Assim, quando se quer, por exemplo, descobrir uma possível relação entre quantidade de exposição a programas violentos na televisão e intensidade de comportamento agressivo, podemos lançar mão deste método.
Pagina 34
Vantagens: Permitem o estudo de situações onde uma intervenção experimental seria inadequada ou impossível; permitem a coleta de grandes quantidades de informação; utilizam métodos estatísticos de fácil aplicação; seus resultados