terraplenagem
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
TÉCNICAS CONSTRUTIVAS
ALUNOS: ABIMAEL E CLEITON.
COBERTURA: SEUS ELEMENTOS E TELHAS
TELHA CERÂMICA ROMANO-PORTUGUESA
TOLEDO
MARÇO 2014
ALUNOS: ABIMAEL E CLEITON.
COBERTURA: SEUS ELEMENTOS E TELHAS
TELHA CERÂMICA ROMANO-PORTUGUESA
Trabalho do corso técnico em edificações, apresentado ao colégio estadual Ayrton Senna da silva, como requisito parcial para obtenção de média bimestral para a disciplina: técnicas construtivas.
Prof.ª Margarete
TOLEDO
MARÇO 2014
TELHA CERAMICA ROMANA
Utiliza a argila como matéria-prima para sua fabricação que é selecionada e preparada em função das características técnicas que o produto final deve adquirir. Um dos modelos mais populares e utilizados no país, a Telha Romana tem como principal atrativo o baixo custo.
FABRICAÇÃO A telha Cerâmica romana é fabricada com argila, conformada por prensagem e queimada a uma temperatura que permita ao produto final atender as condições determinadas na NBR 15.310.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Romana: Telha cerâmica natural com capa e canal retos conjugados. Características técnicas: Rendimento por m²: 15,5 a 17 peças. Inclinação mínima: 35%. Inclinação acima de 45% recomenda-se amarrar. Peso médio 2,7 kg. Peso por m²: 43,2 kg. Comprimento médio 40,0 cm. Largura média 21,0 cm. Altura media 6,0 cm. Limite de absorção de água de 20%. Galga média =33,5 mm. Galga mínima = 33,2 mm. Galga máxima = 34,1 mm.
MADEIRAMENTO
Terças espaçadas até 2,00m usa-se caibros de 5 x 6. Quando as terças excederem a 2,00m e não ultrapassarem a 2,50m usa-se caibros de (5×7 ou 6×8). Os caibros são colocados com uma distância máxima de 0,50m (eixo a eixo) para que se possa usar ripas comuns de peroba 1×5. Espaço tesouras 2,5 MT.
Verificar o tamanho das telhas antes de iniciar o ripamento. A 1ª ripa deve ser sobreposta para manter a inclinação. Ripar o telhado de acordo com a