Fichamento: Memória, identificação, sabedoria prática (David Pellauer)

1661 palavras 7 páginas
Referência: PELLAUER, David. Memória, identificação, sabedoria prática. In: Compreender Ricoeur. Petrópolis: Editora Vozes, 2009 (p.160).

Paul Ricoeur em seu livro sobre a memória, a história e o esquecimento, retoma a discussão de Tempo e narrativa sobre a história como uma forma de discurso narrativo junto com suas condições de possibilidade e sobre o lugar da subjetividade e da verdade na história.
Antropologia filosófica  antropologia do “ser humano” (ser capaz de agir e ser responsável por suas ações)
Em Memória, história, esquecimento, memória é abordada como um tópico isolado. As questões sobre continuidade e descontinuidade dela ficam presentes, já que Ricoeur procura saber em que medida os historiadores são dependentes da memória e em que medida a ultrapassam. Esta questão é reforçada se pensarmos que hoje os historiadores são capazes de escrever uma história da memória, no sentido de uma história do que as pessoas disseram sobre memória ou de como a usaram para comemorar importantes acontecimentos passados, ainda sobre a comemoração Ricoeur elabora suas reflexões finais sobre o esquecimento a partir dela.
Em seu texto Ricoeur começa fazendo uma distinção entre memória e imaginação, já que ambas lidam com a imagem. Para ele, memória e imaginação são distintas tanto em intencionalidade quanto em relação ao objeto que visam. Mesmo que o objeto de ambas seja ausente, no caso da memória não é ausente no sentido de irrealidade, mas no de “ter sido”, é um objeto “do passado”.
Se a memória nos fornece uma imagem do passado, quão fiel é esta imagem em relação ao que ela representa? Para Ricoeur o tipo de verdade envolvido aqui depende tanto da idéia de veracidade quanto de correspondência entre o que é lembrado e o que aconteceu no passado: “...é preciso à aceitação de uma memória diferente para refutar uma lembrança”.
Ricoeur diferencia as lembranças involuntárias e as ativamente lembradas (recordação). Recordação, portanto, depende de uma capacidade de

Relacionados