Fichamento Marx
INTRODUÇÃO
“O trabalhador é tanto mais pobre quanto mais riqueza produz (...)A desvalorização do mundo humano cresce na razão direta da valorização do mundo das coisas.”
O mundo a nossa volta sempre foi alvo de análise e observação por diversos pensadores desde o início dos tempos. Na Idade Contemporânea, período atual da história, entretanto, esse hábito se intensificou acompanhando o desenvolvimento industrial visto entre o final do século XVIII e início do XIX que criou uma nova classe social: o proletariado. Tal classe e o mundo capitalista foram objetos de estudo de Karl Marx, por meio dos quais ele se destacou ao criar suas teorias sobre a vida social, exemplificadas no filme Tempos Modernos, de Charlie Chaplin.
DIALÉTICA MARXISTA
As teorias marxistas foram influenciadas de forma significante por parte de Hegel, que em seu método da dialética via ideias contrárias e dessas tentava tirar uma síntese, um meio termo conciliador das mesmas. Em um breve exemplo, para Hegel “o Estado moderno seria a síntese de interesses em conflito entre família e sociedade civil”. Marx se opunha a essa ideia, dizendo que “era o mundo material que condicionava a ideia que fazíamos dele”. Dessa forma nasceu o Materialismo Dialético, formado por meio de contradições vistas no período da Revolução Industrial: “Hoje em dia, tudo parece levar em seu seio sua própria contradição. Vemos que as máquinas, dotadas da propriedade maravilhosa de encurtar e fazer mais frutífero o trabalho humano, provocam a fome e o esgotamento do trabalhador.(...) O domínio do homem sobre a natureza é cada vez maior; mas, ao mesmo tempo, o homem se converte em escravo de outros homens ou de sua própria infâmia. (...)Todos os nossos inventos e progressos parecem dotar de vida intelectual as forças produtivas materiais, enquanto reduzem a vida humana ao nível de uma força material bruta.”
Todas essas contradições citadas por Marx –o desenvolvimento da economia