Fichamento livro "Dicionário de Política" - BOBBIO, Norberto - verbete "poder"
INTRODUÇÃO
• TEMA: ESTADO. ”Forma de organização do poder historicamente determinada e, enquanto tal, caracterizada por conotações que a tornam particular e diversa de outras formas, historicamente também determinadas e interiormente homogêneas, de organização do poder.” (426); “(...) Geralmente possui nos documentos do tempo: indica a condição do país, tanto em seus dados sociais como políticos, na sua constituição material, nos traços que constituem seu ordenamento: a condição do príncipe e de seus auxiliares, das camadas que representavam a organização do poder que delas derivava.” (427).
• OBJETIVO. MÉTODO. “Identificar e descrever uma forma de ordenamento político surgida na Europa a partir do século XIII até os fins do século XVII ou inícios dos XIX, na base de pressupostos e motivos específicos da história europeia e que após esse período se estendeu a todo o mundo civilizado.” (425).
• HIPÓTESES: MONOPÓLIO DA FORÇA LEGÍTIMA. “(...) Estabelece ao mesmo tempo a quem e em que medida se deve obedecer. Também quem ordena obedece, ao emitir uma ordem, a uma regra: à “lei” ou “regulamento” de uma norma formalmente abstrata. O tipo daquele que ordena é o “superior”, cujo direito de mando está legitimado por uma regra estatuída, no âmbito de uma competência concreta, cuja delimitação e especialização se baseiam na utilidade objetiva e nas exigências profissionais estipuladas para a atividade do funcionário” (129); “(...) A partir do sucesso diferente as velhas e novas forças sociais, surgiram as diferenças verificadas em diversos países e em diversos momentos históricos em torno do modo geral de organização das relações sociais, como variantes do mesmo modelo geral de Estado, detentor do monopólio da força legítima.” (428).
• CENTRALIZAÇÃO DO PODER “(...) A observação permite compreender melhor o significado histórico da