Fichamento justiça em jogo (cátia aida)

5435 palavras 22 páginas
SILVA, Cátia Aida. Justiça em Jogo: Novas Facetas da Atuação dos Promotores de Justiça. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

PREFÁCIO

“O retorno da sociedade ao estado democrático de direito, após duas décadas de regime autoritário (1964-1985) atravessou, como apontam seus estudiosos e analistas, duas fases: a primeira, de transição para a democracia – ou mais propriamente, de remoção do chamado ‘entulho autoritário’- a segunda de consolidação das instituições da nova democracia.” (2001, p. 17).
“Nesse contexto, as novas atribuições conferidas ao Ministério Público a partir da Constituição federal de 1988 representam, sem dúvida, uma das maiores conquistas das lutas democráticas para consolidar o princípio da responsabilidade como eixo articulador da vida política-institucional democrática.” (2001, p. 18).
“Menos conhecido é o perfil social da sociedade, da política e de sua intervenção profissional. Esse é justamente o propósito deste livro, que aborda seu objeto a partir da pesquisa empírica original e criativa.” (2001, p. 18).
“Toda a observação esta centrada na esfera dos direitos difusos, com especial ênfase na área da criança e do adolescente.” (2001, p. 20).
“Desde sua edição, em julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente vem sendo alvo de críticas, algumas das quais tão radicais que demandam sua substituição pelas diretrizes que norteavam o antigo Código de Menores.” (2001, p. 20).

Sérgio Adorno
Departamento de Sociologia – FFLCH/ISP
Núcleo de Estudos da Violência

INTRODUÇÃO

“Muitos artigos, teses e livros jurídicos foram escritos desde a promulgação da Constituição de 1988, procurando dar conta de todas as implicações legais das novas atribuições conferidas a esta instituição.” (2001, p. 21).
“Este livro visa à contribuição para o debate sobre o Ministério Público, discutindo as formas de atuação de um grupo de promotores de justiça no interior e na capital do Estado de São Paulo, por meio de

Relacionados

  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas