Fichamento josep fontana
Oficio de Historiador
UBERABA- MG 2012
História: análise do passado e projeto social – Josep Fontana
- As origens
“...a historia tem tido sempre uma função social – geralmente a de mascará-la, apresentando-se com a aparência de uma narração objetiva de acontecimentos concretos.” (p.15)
“ cada instituição e cada grupo social possuem identidade própria que se acompanha de um passado inscrito nas representações coletivas de um tradição que os explica e justifica.” (p.15)
“ Os inícios da história escrita estão ligados à justificação do Estado monárquico, pelo duplo processo de assimilar sua origem sagrada e de identifica-lo com o povo”. (p.16)
“ Se é licito pensar que o saber histórico destes povos pode ter ido mais além do que revelam hoje os testemunhos arqueológicos, resulta plausível supor que puderam influir neste terreno sobre os gregos, como o fizeram em tantos outros da ciência e da arte”. (p.17)
“ A mesma palavra “historia” deriva de um verbo que significa “explorar, descobrir”, o que viria a corresponder ao fato de que a primitiva historiografia grega era, antes de tudo, uma exposição de “descobrimentos” sobre terras e povos estranhos”. (p.17)
“A investigação histórica contemporânea tem reivindicado o valor das informações que nos oferece, contra as acusações tradicionais, de que era um narrador crédulo e pouco veraz”. (p.19)
“ O que tem mais interesse com relação à teoria da historia é a concepção das formas de governo com etapas da evolução humana”. (p.23)
“ É necessário tratar de desvelar a lógica inerente a alguns projetos sociais, que não podemos contentar-nos com adjetivar como milenaristas, oque equivale a situá-los fora da ordem natural da evolução histórica”.