FICHAMENTO FILOSOFIA
INSTITUTO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Professor: Eduardo Heleno
Disciplina: Politica I
Aluna: Yasmin Sueli Do Nascimento Rainha
FICHAMENTO: Vernat, Jean Pierre. Capitulo IV.As Origens Do Pensamento Grego. Editora Difel.
(Pág. 53) – “O advento da polis constitui, na historia do pensamento grego, um acontecimento decisivo. Certamente, no plano intelectual como no domínio das instituições, só no fim alcançará todas as suas consequências; a polis conhecerá etapas múltiplas e formas variadas. Entretanto, desde seu advento, que se pode situar entre os séculos VIII e VII, marca um começo, uma verdadeira invenção; por ela, a vida social e as relações entre os homens tomam uma nova forma, cuja originalidade será plenamente sentida pelos gregos.”
(Pág. 53/54) – “O que implica o sistema da polis é primeiramente uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos de poder. Torna-se o instrumento politico por excelência, a chave da autoridade no Estado, o meio de comando e do domínio sobre outrem. “
(Pág. 54) – “Todas as questões de interesse geral que o Soberano tinha por função regularizar e que definem o campo da arché são agora submetidos a arte oratória e deverão resolver-se na conclusão de um debate : é preciso, pois, que possam ser moldados ser formulados em discursos, amoldadas ás demonstrações antiéticas e ás argumentações opostas. “
(Pág. 55) – “Tornando-se elementos de uma cultura comum, os conhecimentos, os valores, as técnicas mentais são levados a praça publica, sujeitos á crítica e á controvérsia. Não são mais conservados, como garantia de poder, no recesso de tradições familiares; sua publicação motivará exegeses, interpretações diversas, oposições, debates apaixonados”
(Pág. 56 ) –“a lei da polis, por oposição ao poder absoluto do monarca, exige que umas e outras sejam igualmente submetidas á “prestação de contas”. Já não se impõem pela força de um prestigio pessoal ou religioso;