Fichamento - Estudo do texto Organização do Trabalho Pedagógico: Elementos Iniciais. - FREITAS, L. C. de.
“A teoria pedagógica, no entanto, não se limita à “didática geral”, antes, esta última é uma das preocupações da teoria pedagógica”. (p.94)
“A seletividade da escola é facilmente observada e não demanda grandes explicações”. (p.95)
“Além de piramidal, o sistema educacional apresenta, ainda, um tipo de seletividade que Bourdieu e Passeron (1975) chamam de “eliminação adiada”“. (p.95)
“Esta função seletiva, incorporada pela escola, faz com ela seja vista como um local de preparação de recursos humanos para os vários postos de trabalho existentes na sociedade”. (p.96)
“Em relação à questão do conteúdo/método da escola, destacamos três aspectos cruciais: a ausência do trabalho material socialmente útil, como princípio educativo; a fragmentação do conhecimento na escola; e a gestão da escola”. (p.97)
“A finalidade da organização do trabalho pedagógico deve ser a produção de conhecimento (não necessariamente original), por meio do trabalho com valor social (não do “trabalho” de faz-de-conta, artificial); a prática refletindo-se na forma de teoria que é devolvida à prática, num circuito indissociável e interminável de aprimoramento”. (p.100)
“Uma relação democrática no interior da escola será possível, quando professor e aluno não estiverem em relação antagônica, incorporando interesses de classes sociais diferenciadas”. (p.104) “Outro aspecto contraditório, no interior da escola, refere-se à tensão entre a gestão autoritária da escola e a participação do coletivo escolar”. (p.111)
“Mas a organização do trabalho pedagógico não existe isoladamente da sociedade na qual está inserida. Sofre inúmeras influencias das necessidades que o capitalismo desenvolve em sua lenta marcha para a extinção”. (p.114)
Referências
FREITAS, L. C. de. Organização do Trabalho Pedagógico: Elementos Iniciais: In: ___. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. Campinas, SP: Papirus, 1995