fichamento em queimado
Universidade Potiguar-Escola da Saúde-Fisioterapia
Aluna:Ingrid Louise Saldanha de Araújo dos Santos turma: 2MB
Tema: Atuação Fisioterapêutica em pacientes queimados.
Introdução
As queimaduras são acidentes extremamente comuns, praticamente todos os indivíduos sofreram ou sofrerão uma queimadura em alguma ocasião da vida. A maior incidência é no sexo masculino, podendo ocorrer em qualquer faixa etária, ocupação e situação econômica do paciente. Crianças de até seis anos são vitimas freqüentes de escaldamentos (líquidos quentes) e queimaduras por combustão, constituindo 60% dos casos de acidentes domésticos. A classificação é feita de acordo com a profundidade do local atingido, já a extensão é classificada de acordo com a idade normalmente utilizam-se à regra dos nove.
Pele
é a parte do organismo que recobre e proteger a superfície do corpo, tem como função controlar a perda de água, regular a temperatura corporal e proteção contra atritos. A pele é dividida em camadas sendo elas a epiderme a derme e hipoderme, existem ainda vários orgãos anexos como glândulas sudoríparas, sebáceas e folículos pilosos.
Causas
Queimadura térmica: água e alimentos quentes, vapor, exposição ao frio; Queimaduras causadas por substâncias químicas; ácidos (muriático, sulfúrico), bases(soda cáustica, etc.); e inflamáveis: álcool, gasolina, solventes, gás de cozinha; Queimaduras causadas por corrente elétrica: eletricidade (fios, tomadas descobertas, raios);...
Tipos de queimaduras
Queimadura de Primeiro Grau: a lesão atinge apenas a camada mais superficial da pele (a epiderme), apresentando vermelhidão local, ardência, inchaço e calor local. A dor é importante. Pode ocorrer em pessoas que se expõem ao sol por tempo prolongado e sem proteção. Quando atinge grande parte do corpo, é considerada grave.
Queimadura de Segundo Grau: a lesão atinge as camadas mais profundas da pele (a chamada derme). A característica desse tipo de queimadura é a presença de bolhas. O