Fichamento Educação e Trabalho
Especificação do referente utilizado: Refletir sobre a abordagem histórica sobre as relações existentes entre educação e trabalho, a partir do entendimento que essas categorias não podem ser compreendidas isoladamente, sem a apreensão das inúmeras mediações que estabelecem uma sobre a outra.
Destaques conforme referente utilizado: “ princípio histórico-dialético, pode-se afirmar que os fenômenos históricos e sociais não são unicausais, mas ao contrário, se processam por múltiplas e complexas mediações” (p.1). O artigo parte “do pressuposto, defendido por Marx e Engels (2009, p. 74) de que o mundo é 'um produto histórico, o resultado da atividade de várias gerações [...], transformando a ordem social conforme as novas necessidades'”.
1 Conceituação das categorias Trabalho e Educação
Marx e Engels (2009); Saviani (2008);
Trabalho pode ser definido como uma atividade inerente ao homem
Trabalho define a essência humana, pois possibilita a existência material dos seres humanos.
Os homens se distinguem dos animais, sobretudo, por serem capazes de produzir sua própria vida material. Para Braverman (1974) o trabalho humano é consciente, proposital e orientado pela inteligência.
Nesse sentido Frigotto (2010), afirma que o homem cria e recria sua própria existência, mediante a ação consciente do trabalho, o qual possibilita a produção de todas as dimensões da vida, ou seja, o mesmo não se reduz à atividade laborativa ou emprego. Assim sendo, o referido autor atenta para o fato de que o trabalho, em sua perspectiva ontológica ou ontocriativa, não deve ser confundido com certas formas históricas que veio a assumir, tais como a servil, a escrava e a assalariada, pois com o desenvolvimento da sociedade capitalista, a referida categoria foi