Fichamento Durkhein
Faculdade de Formação de Professores
Geografia
Sociologia da Educação
Professora Francisco Oliveira
Aluna: Dayane Nascimento
Fichamento do texto SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - DURKHEIM
1 - Durkheim e seu tempo (pp 26-33)
“a ordem social e política fora abalada em seu âmago. Era inegável que se estava presenciando revoluções sociais em que a classe média, trabalhadores pobres, campesinos e intelectuais de esquerda ocuparam a cena política. Fato até então inédito. Os Estados nacionais tiveram a partir daí que fazer concessões, pois esses novos sujeitos políticos passaram a contar na montagem das estratégias políticas.” (pp 26-27)
“. As transformações econômicas e os progressos tecnológicos eram muito visíveis. Os Estados nacionais se fortaleceram e foram implantadas políticas intervencionistas para desgosto dos mais conservadores. Era o modelo de Estado-Nação, coerente com as necessidades de apoio aos grandes projetos expansionistas e de acumulação capitalista e com o crescimento de demandas de políticas públicas, que se dirigiram para o saneamento básico, a saúde e, especialmente, a educação pública. Os emergentes partidos e movimentos operários cuidaram para que os gastos sociais tivessem algum peso na contabilidade dos Estados-Nação.” (pp 28)
“Um novo estilo de vida se construía nessas sociedades que privilegiavam o consumo e a abundância. A ciência devia servir à técnica e esta estava voltada para o progresso da indústria. As artes e a literatura encontraram novos motivos nessa realidade que surgia. O mundo se "ocidentalizava" e a cultura burguesa emergente dominava sobre as outras. Observando esse contexto, Durkheim preocupou-se fortemente com a educação moral.” (pp 28)
“é interessante acompanhar, em sua trajetória de formação académica e tomada de decisões profissionais, a busca de conciliar suas crenças iluministas no valor da ciência para a solução dos problemas da humanidade e nas possibilidades que se abriam para a