Relat rio PS FINAL
MESTRADO EM TECNOLOGIAS BIOMÉDICAS
1ºANO, 2º SEMESTRE
ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DO RONCO E APNEIA DO SONO
PROCESSAMENTO E SINAIS BIOLÓGICOS
DOCENTE: Agostinho Rosa
AUTORES
Catarina Bento nº 82513
Raquel Rocha nº 82312
Sara Rosas nº 82241
JULHO DE 2015
Análise e caraterização do ronco e apneia do sono
Julho 2015
Agradecimentos
Ao Professor Agostinho Rosa, pelo acompanhamento e disponibilidade subjacente à orientação deste projeto.
Ao António Mósca e ao Guilherme Freches pela colaboração, conhecimento e paciência demonstradas ao longo deste projeto.
2
Análise e caraterização do ronco e apneia do sono
Julho 2015
Resumo
Introdução: Atualmente, o ronco e a apneia do sono são considerados dois dos principais distúrbios do sono. O ronco está associado a uma respiração ruidosa produzida pela vibração das partes moles da parede orofaríngea e o Síndrome da Apneia do Sono (SAS) é um distúrbio respiratório caracterizado por repetidas interrupções temporárias na respiração durante o sono.
De uma forma geral, está provado que a maior parte da população que sofre de apneia de sono, também sofre de episódios de ronco. Para diagnosticar estes distúrbios podem ser utilizadas várias técnicas, sendo que a polissonografia é o método de diagnóstico de referência para a sua deteção.
Materiais e Métodos: Neste trabalho, foram analisados três pacientes com suspeita de
SAS. Os sinais sonoros (no caso do ronco) e sinais de pressão (no caso da apneia) foram adquiridos através da polissonografia, para todos os pacientes. Posteriormente foi realizado o processamento dos sinais. No que diz respeito ao processo de filtragem, para o caso do ronco, foi aplicado um filtro Moving Average, e para o caso da apneia foi aplicado primeiramente um filtro FIR (Finite Impulse Response) e de seguida um filtro Notch de modo a eliminar o ruído e as altas frequências. Seguidamente, foram desenvolvidos dois algoritmos, com base na literatura, de modo a possibilitar uma