Fichamento durkheim um toque de clássicos
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DIANA CAROLINE MARYAN MASCARENHAS MARTINS
FICHAMENTO DO LIVRO UM TOQUE DE CLÁSSICOS
Quinteto, Tania. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber/Tania Quinteto, Maria Ligia de Oliveira Barbosa, Márcia Gardênia de Oliveira. - 2ed. rev. amp. Belo Horizonte: Editora EFMG, 2002
Páginas 61 a 101.
Salvador/Ba
2012
ÈMILE DURKHEIM
Tania Quintaneiro
INTRODUÇÃO
“Émile Durkheim foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica e para sua instauração no meio acadêmico, tornando-se o primeiro professor universitário dessa disciplina”. (p.67)
“O sociólogo francês viveu numa Europa conturbada por guerras e em vias de modernização, e sua produção reflete a tensão entre valores e instituições que estavam sendo corroídos (...)”. (p.67)
“As referências (...) por um lado, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial e, por outro, o manancial de idéias que, sobre esses mesmos acontecimentos, vinha sendo formado por autores como Saint-Simon e Comte”. (p.67)
“O industrialismo, com sua incontida força de transformação, impunha-se a todos como a marca decisiva da sociedade moderna”. (p.68)
“Durkheim recebe também a influência da filosofia racionalista de Kant, do darwinismo, do organicismo alemão e do socialismo de cátedra. Mas seu pensamento não apenas faz eco às idéias recebidas, senão que as refunde num novo sistema, chegando com freqüência a contestar tendências intelectuais dominantes de seu tempo”. (p.68)
A ESPECIFICIDADE DO OBJETO SOCIOLÓGICO
“a ciência “das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento”, ou seja, de “toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade”. (p.68)
“(...)delimitar seu objeto próprio: os fatos sociais. (...) “toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de