Fichamento do texto: "O conhecimento científico"
-As representações significativas da realidade, chamamos conhecimento. As duas formas que estão mais presentes e que mais interferem nas decisões da vida diária do homem são o conhecimento do senso comum e o científico.
Conhecimento do senso comum:
-É a forma que o homem utiliza para interpretar a si mesmo, o seu mundo e o universo como um todo, produzindo conhecimento.
-A evolução fez o homem buscar e produzir um conhecimento útil gerado pela necessidade de produzir soluções para os seus problemas de sobrevivência.
-O conhecimento do senso comum caracteriza-se por ser elaborado de forma espontânea e instintiva, pois não pode ser antecipadamente planejado, se desenvolve seguindo a ordem natural dos acontecimentos.
-O senso comum quando busca informações e elabora soluções para os seus problemas imediatos, não especifica as razões que demonstram o seu uso, por não compreender e não saber explicar as relações que há entre os fenômenos.
-Esses conhecimentos, por darem certo, transformam-se em convicções, crenças.
-O motivo que faz com que o conhecimento do senso comum se torne subjetivo e inseguro, é a incapacidade de se submeter a uma crítica sistemática e isenta de interpretações sustentadas apenas nas crenças pessoais.
-A linguagem utilizada no conhecimento do senso comum contém termos e conceitos vagos, que não delimitam a classe de ideias ou eventos deisgnados e não designados por eles.
-Os termos são utilizados por diferentes sujeitos sem haver previamente um definição clara que especifique as condições desse uso.
-As palavras adquirem sentidos diferenciados de acordo com as pessoas e grupos por quem forem utilizadas.
-A significação dor termos fica dependente do uso em um dado momento, do nível cultural e da intenção significativa de quem os utiliza.
-No senso comum, a falta de especificidade, conduz a um baixo