Fichamento do texto "Como tornar o estudo e a aprendizagem mais eficazes"
CCBSA - Curso de Relações Internacionais - Primeiro período
Introdução à Língua Portuguesa - Professora Rosemary
Aluna: Dóris Borges Silva Cardoso
Fichamento do texto "Como tornar o estudo e a aprendizagem mais eficazes"
A análise do texto se inicia com a percepção de o que é o estudo, seu propósito e qual a melhor forma de fazer-lo, explorando a atenção, as técnicas de leitura e memorização para melhor interpretação e assimilação do objeto de estudo, seja ele um texto, seminário, aula ou resumo acadêmico. O ponto inicial ao qual o autor mais se prende é a necessidade da motivação, que além de ajudar a reter melhor o conteúdo, faz com que o objetivo desejado seja conquistado com maior facilidade. Ter objetivos traçados e meios viáveis para o estudo também são fundamentais, pequenas mudanças no cotidiano podem fazer grande diferença, como organizar um cronograma de estudos, estar em um local iluminado e tranquilo, ter materiais de consulta e pesquisa também é fundamental.
No processo de assimilação de conteúdo, outro ponto importante é a seleção de informações, separar o que é valioso, como palavras chaves e conceitos gerais e fazer anotações que simplifiquem e sintetizem o entendimento. Os 3 tipos de anotações abordadas pelo autor foram: 1- anotações corridas; 2- anotações esquemáticas; 3- anotações resumidas. Sendo a primeira, uma forma de análise mais extensa, para depois resumir sinteticamente o objeto de estudo, já a segunda, seria uma continuação da anterior, já que transformamos a idéias anteriores, mais importantes, em esquemas, numa forma mais dinâmica de memorização, a ultima anotação consiste em interpretar o texto com suas próprias palavras, em um parágrafo ou mais, abordando o entendimento das principais idéias do texto.
O texto segue transcorrendo sobre as técnicas para melhorar o sublinho de qualquer texto, para melhor compreensão, deve-se grifar as idéias-chave do texto e sinalizar bem quaisquer