Fichamento do texto Balan o Patrimonial

797 palavras 4 páginas
Fichamento do texto Balanço Patrimonial, de José Carlos Marion
Tema:
O texto explica sobre a composição, significados sobre o balanço patrimonial de uma empresa.

Referência bibliográfica:
MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009. Capítulo 4 e 5.

Ideias importantes:
Inicialmente, no capítulo 4, Marion demonstra que o balanço patrimonial é dividido em ativo (lado esquerdo) e passivo mais patrimônio líquido (lado direito). O ativo é o conjunto de bens e direitos de uma empresa, como máquinas, veículos, estoque e dinheiro. O passivo é o conjunto de obrigações (contas a pagar) exigíveis de uma empresa, como fornecedores, salários, empréstimos e impostos, conhecido também como capital de terceiros. O patrimônio líquido é o total das aplicações dos proprietários na empresa que são chamadas de obrigações não exigíveis, denominado capital social, conhecido como capital próprio. O capital social está dividido em capital a realizar (a integralizar), quando ainda não foi colocado à disposição da empresa e capital realizado (integralizado) em que já está à disposição da empresa.
Todos os recursos entram pelo passivo e patrimônio líquido, que são as origens e se tornam aplicações quando passadas para o ativo.
O autor também explica a expressão “balanço patrimonial”. Balanço é porque há um equilíbrio entre ativo e passivo mais patrimônio líquido. O termo patrimonial tem origem no patrimônio de uma empresa, que é o conjunto de bens, direitos e obrigações.
Depois, no capítulo 5, ele demonstra o conceito de curto prazo e longo prazo na contabilidade. O curto prazo significa um período de até um ano, em que todas as contas a receber e a pagar vencerão no próximo exercício. O longo prazo é quando o período ultrapassa um ano. No curto prazo, há uma exceção que está relacionado com o ciclo operacional do negócio. Por exemplo, uma empresa que fabrica navios; dependendo do porte da construção, a empresa levará mais de um ano para concluir a obra. Quando

Relacionados

  • resenha
    113340 palavras | 454 páginas