Fichamento do texto Livros Contabeis
Tema:
O texto explica sobre os livros contábeis, sua importância e como fazer os registros.
Referência bibliográfica:
MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 10. ed. São Paulo: Atlas,
2009. Capítulo 13.
Idéias Importantes:
O desenvolvimento da contabilidade começa primeiramente pelos relatórios; depois, como observar os efeitos nos lançamentos contábeis; e, por último, a escrituração nos livros contábeis: Razão e Diário.
O Razão é um livro atualmente obrigatório, pois é o instrumento mais valioso para o desempenho da contabilidade. O registro no Razão é realizado em contas individualizadas, em que registram-se todas as operações que afetam uma única conta e em qualquer momento pode-se apurar o saldo. A princípio o Razão só existia em forma de Livros, que foram substituídos pelos sistemas eletrônicos, que tem diversos formatos e pode ser mantido em “arquivo magnético”. No Razão Sintético, as contas são gerais e no Analítico, as contas são explicitadas detalhadamente.
O Diário é também um livro obrigatório, pois registra os fatos contábeis em partidas dobradas em ordem cronológica do dia, mês e ano. O Diário deve conter termos de abertura e encerramento e deve ser submetido à autenticação do órgão competente. E o atraso na escrituração não poderá ultrapassar 180 dias, sob pena de multa prevista pelo Imposto de Renda. Os requisitos básico do Diário são: data da operação, título da conta de débito e crédito, valor do débito e do crédito e histórico. O Diário é constituído de duas colunas, uma para o débito e outra para o crédito. Para apuração dos saldos, deve-se somar os valores das duas colunas que devem ser iguais, conforme regra das partidas dobradas.