Fichamento do Livro
Uberaba
2012
- UNIVERSIDADE DE UBERABA
FICHAMENTO E RESUMO DO LIVRO
Uberaba
2012
FICHAMENTO DO LIVRO: VIDAS SECAS
Aluno: Thaison Talles Félix
RA: 5123162
Curso: Engenharia civil
Professora: Gilcelene Matayoshi Galvão
Ficha Bibliográfica
Vidas Secas
Autor: Graciliano Ramos
36ª edição
Editora: Record
Ano: 1938
Conteúdo da Obra
Vidas Secas é um romance de Graciliano Ramos, escrito entre 1937 e 1938, publicado originalmente em 1938. O livro, narrado em terceira pessoa, aborda uma família de retirantes do sertão brasileiro, sendo a sua vida sub-humana condicionada diante de problemas sociais como a seca, a pobreza, e a fome, e, consecutivamente, a sucessão de sentimentos e emoções que suas condições lhes obrigam a viver, ao procurar formas de sobrevivência, criando, assim, uma ligação muito forte com a situação social do Brasil de hoje.
Análise da Obra
Tipos de Narrador
No romance "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, a narração é feita em terceira pessoa, com narrador ciente de tudo. Podendo conter discursos indiretos livres. É o próprio narrador que revela os sentimentos dos personagens através de falas interiores. O foco narrativo ganha destaque ao transformar em palavras as aflições e pensamentos das personagens.
"... Aí, a coleira diminuiu e Fabiano teve pena". (Cap. 01 – Mudança).
Tempo da Narrativa
O tempo de narrativa varia em duas secas. A primeira que traz a família para a fazenda e a segunda que a leva para o Sul. “... Sinhá Vitória é saudosista. Lembra-se de acontecimentos antigos, até ser despertada pelo grito da ave e ter a ideia de transformá-la em alimento". (Cap. 01 – Mudança).
Espaço da Narrativa
O espaço é físico, refere-se ao sertão nordestino, detalhado pelo autor. “... na lagoa seca, torrada, coberta de