Fichamento do livro: O que é fotografia
Acadêmica: Renatha Graziella Jung
Disciplina: Estética e História da Arte
Fichamento do Livro “O que é Fotografia?”.
Para os mais novos toda a mágica da imagem parada das fotografias, ou em movimento que vemos na TV, por exemplo, é praticamente inexistente, sem questionamentos, para eles a imagem simplesmente existe, e pronto. Mas afinal de que se trata a fotografia? Para tal pergunta existem inúmeras respostas.
A possibilidade de parar o tempo, retratando para sempre uma imagem que jamais de repetirá? Um processo capaz de gravar e reproduzir com perfeição imagens de tudo que nos cerca? Um documento histórico, prova irrefutável de uma verdade qualquer? Ou a possibilidade mágica de preservar a fisionomia, o jeito e até mesmo um pouquinho da alma de alguém de quem gostamos? Ou apenas uma ilusão? (...) Fotografia é isso e mais um monte de coisas também. Fiz a pergunta a várias pessoas – inclusive alguns fotógrafos – e não houve sequer duas respostas iguais. (Cláudio Araújo Kubrusly, p. 8-9, O que é fotografia?).
No mundo mágico da fotografia temos dois lados, o dos que entendem muito sobre o assunto e o dos que entendem pouco e que mesmo usando uma câmera fotográfica, não são fotógrafos, entretanto, segundo Kubrusly, essa é uma visão deformada do assunto, uma vez que nem só os poetas devem saber ler e escrever, entre outros exemplos, nem só os fotógrafos devem ter acesso à fotografia. Outra discussão é o fato de a fotografia ser ou não uma arte, uma vez que, não se precisa de muita habilidade para fotografar, como é preciso para desenhar, pintar ou fazer gravuras. Contudo a fotografia enquanto arte ou não, trouxe a muitos pintores certo desconforto, pois a mesma estaria tomando o lugar do trabalho dos mesmos, como por exemplo, a maior facilidade do autorretrato que ela proporcionou, coisa que antes só era possível para os que podiam pagar por pintores.
Essa linguagem vem sendo usada por quase todo mundo e por