Fichamento cap ; Livro Fotografia Digital
Escolhendo uma câmera (pp. 29 – 40)
RAMALHO,José. Fotografia Digital. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
“Antes de escolher uma câmera digital, você precisa tomar algumas decisões e fazer algumas analises a respeito das suas expectativas como fotógrafo.” (p. 30).
“É importante definir a categoria a qual pertence uma câmera, inicialmente vamos considerar duas grandes categorias, a consumidor e a profissional.” (p. 30).
“A categoria consumidor (consumer) é caracterizada por câmeras simples, do tipo mirar e clicar, ou seja, possuem ajustes automáticos, deixando para o fotografo apenas a tarefa de enquadrar a cena e fazer o clique.” (p. 30).
“A categoria profissional é composta por câmeras que possuem muitos recursos avançados, permitem a troca de lentes, permitem ajustes manuais de velocidade de disparo, diafragma etc.” (p. 30).
“Entre esses dois extremos podemos definir uma categoria intermediaria, chamada prosumer, que mistura características das duas categorias e oferece uma relação custo-benefício muito interessante....” (p. 30).
“No dia-a-dia da fotografia, algumas diferenças vão distinguir a câmera digital da tradicional”. (p. 31).
“A primeira diferença é o fato de que em vez de carregar um filme, você estará inserindo e removendo cartões de memória.” (p. 31).
“As câmeras digitais com exceção dos modelos mais simples, oferecem entre suas características objetivas com zoom que permitem aproximação do assunto que será fotografado.” (p. 33).
“As câmeras tradicionais que possuem zoom tem, em sua maioria, objetivas que vão de 35 a 150 mm.” (p. 33). “O zoom digital é obtido por meio de recursos do software que vem embutido na maquina fotográfica” (p. 34).
“Nas câmeras tradicionais do tipo profissional, o fotografo tinha recursos para corrigir distorções de cores utilizando filtros de correção, que precisavam ser comprados a parte e era encaixados na objetiva da câmera. As digitais podem oferecer tais funcionalidades utilizando modos