Fichamento do livro: O futuro da humanidade
“Mas, no momento, ninguém desejava disseca-los. Todos estavam sob o impacto que a cena causara. Permeados por conflitos existenciais diante do teatro desnudo da vida humana, os alunos se perguntavam: ‘Quem somos?’, ‘O que somos?’, ‘Em que nos tornamos diante do caos da morte?’ ‘Qual o sentido da existência humana?’ Perguntas simples e intrigantes, mas que sempre perturbaram a humanidade, geraram um drama no palco da inteligência dos jovens espectadores.”
“O homem sem história é um livro sem letras.”
Capítulo II “Garotos perfumados, trajando belas roupas, vivendo na superfície da existência. Quem são vocês para estudar o Poeta da Vida? Retalhem seu corpo, mas jamais penetrarão em sua alma.”
“Um poeta escreve poesia, um poeta da vida vive a vida como uma poesia.”
Capítulo III “Você pensa que é livre. Você tem os pés livres para caminhar e a boca livre para falar. Mas você é livre para pensar?”
“Marco Polo, o mundo em que você vive é um teatro. As pessoas frequentemente representam. Elas se observam o tempo todo, esperando comportamentos previsíveis. Observam seus gestos, suas roupas, suas palavras. A liberdade é uma utopia. A espontaneidade morreu.”
Capítulo IV
“Se você não brincar com a vida, a vida brigará com você.”
Capítulo V
“Muitos dos que têm endereço certo passam pela existência sem nunca percorrer as avenidas do próprio ser. São forasteiros para si mesmos. Por isso, são incapazes de corrigir suas rotas e superar suas loucuras.” Capítulo VI
“Não há um normal que não seja anormal e nem um anormal que não seja passível de ser um mestre.”
“Os aparentemente saudáveis sempre cometeram mais loucuras contra a humanidade do que os loucos. Você não é perigoso, a não ser para os que têm medo de pensar.”
“Vocês podem calar a minha voz, mas não meus pensamentos! Vocês podem acorrentar meu corpo, mas não a minha mente! Não serei plateia dessa sociedade doente, serei autor da minha história! Os fracos querem controlar o mundo; os